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quarta-feira, 6 de maio de 2015

A CHATA OU AS BARATAS

Esta noite tive um sonho. Sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos tinham a voz ardida da minha Irmã mais nova, a Andreia.
No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo: o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes nadavam. Eu queria fugir, mas as pernas não me obedeciam. Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... Ai!
Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saia, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:
-- ACORDA, VAMOS BRINCAR!
Pulei da cama e, quando a vi acordada em cima do meu pé, no lugar das baratas, confesso: até que gostei...
Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece.

1.  Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram                                    ( valor 10 )


A) os cachorros, gatos e peixes.
B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.


2.  Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque                                     ( valor 10 )


A) as baratas começaram a subir em seus pés.
B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
C) a irmã não era assim tão ruim.
D) a irmã entrou em seu sonho e falou.


3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas                                                                             


A) pararam de subir nos pés do menino.
B) continuaram a subir, subir, subir.
C) fugiram assustadas.                                    ( valor 10 )
D) ficaram cegas de repente.


4.  O texto A chata e as baratas foi escrito para

A) explicar por que as crianças sonham.
B) ensinar que irmãos não devem brigar.
C) contar uma história divertida.           ( valor 10 )
D) provar que as crianças são sempre medrosas.


5.  Um título que também combina com o texto 3 é

A) A voz dos bichos.
B) O fim de um pesadelo.
C) Os bichos que eu amo.                    ( valor 10 )
D) Um lindo sonho.


Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

6.  A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de exclamação (!) mostram que Andréia estava

A) assustada
B) nervosa
C) triste                                                           ( valor 10 )
D) animada


7.  As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala

A) do narrador.
B) de Andréia.
C) de um dos bichos.                           ( valor 10 )
D) da mãe das crianças


8. Leia o trecho e em seguida complete os parênteses com os códigos indicados, classificando corretamente as palavras:
Esta noite tive um sonho. Sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos tinham a voz ardida da minha Irmã mais nova, a Andréia.”

( 1 ) substantivo comum
( 2 ) substantivo próprio
( 3 ) verbo
( 4 ) adjetivo

(     ) cachorros
(     ) gatos
(     ) peixes
(     ) baratas
(     ) irmã
(     ) noite
(     ) sonho
(     ) moscas
(     ) voz
(     ) Andréia
(     ) sonhei
(     ) tive
(     ) tinham            ( valor 30 )
(     ) ardida
(     ) nova
           

Substantivos
Substantivo é tudo o que nomeia as "coisas" em geral. Substantivo é tudo o que pode ser visto, pego ou sentido. Substantivo é tudo o que pode ser precedido de artigo .
Classificação e Formação
1. Substantivo comum é aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica. Por exemplo pedra, computador, cachorro, homem, caderno.
2. Substantivo próprio é aquele que designa um ser específico, determinado, individualizando-o. Por exemplo Maxi, Londrina, Dílson, Ester. O substantivo próprio sempre deve ser escrito com letra maiúscula.
3. Substantivo concreto é aquele que designa seres que existem por si só ou apresentam-se em nossa imaginação como se existissem por si. Por exemplo ar, som, Deus, computador, Ester.
4. Substantivo abstrato é aquele que designa prática de ações verbais, existência de qualidades ou sentimentos humanos. Por exemplo saída (prática de sair), beleza (existência do belo), saudade.
Formação dos substantivos
Os substantivos, quanto à sua formação, podem ser:
Substantivo Primitivo: É primitivo o substantivo que não se origina de outra palavra existente na língua portuguesa. Por exemplo pedra, jornal, gato, homem.
Substantivo Derivado: É derivado o substantivo que provém de outra palavra da língua portuguesa. Por exemplo pedreiro, jornalista, gatarrão.
Substantivo Simples: É simples o substantivo formado por um único radical. Por exemplo pedra, pedreiro, jornal, jornalista.
Substantivo Composto: É composto o substantivo formado por dois ou mais radicais. Por exemplo pedra-sabão, homem-rã, passatempo.
Substantivo Coletivo: É coletivo o substantivo no singular que indica diversos elementos de uma mesma espécie.

• abelha - enxame, colmeia
• acompanhante - comitiva, cortejo, séquito
• alho - (quando entrelaçados) réstia, enfiada
• aluno – classe


Substantivo: Gênero vacilante
Existem alguns substantivos que trazem dificuldades, quanto ao gênero. Estude, então, com muita atenção estas listas:
São Masculinos

o açúcar
o afã
o ágape
o alvará
o amálgama
o anátema
o aneurisma
o antílope
o apêndice
o apetite
o algoz
o boia-fria
o caudal
o cataclismo
o cônjuge
o champanha
o clã
o cola-tudo
o cós
o coma           
o guaraná
o gengibre
o herpes
o lança-perfume
o haras
o lotação
o derma
o diagrama
o dó
o diadema
o decalque
o epigrama
o eclipse
o estigma
o estratagema
o eczema
o formicida
o magma
o matiz
o magazine    
o milhar
o nó-cego
o pijama
o pé-frio
o plasma
o pão-duro
o sósia
o suéter
o talismã
o toalete
o tapa
o telefonema
o tira-teimas
o xérox



São Femininos

a abusão
a acne
a aluvião
a bacanal
a benesse
a bólide
a couve
a couve-flor
a cal
a cataplasma
a comichão
a derme
a agravante
a aguarrás
a dinamite
a debênture   
a elipse
a ênfase
a echarpe
a entorse
a enzima
a faringe
a ferrugem
a fênix
a alface
a apendicite
a gênese
a grafite
a ioga
a libido
a matinê
a marmitex     
a mascote
a mídia
a nuança
a omoplata
a aguardente
a alcunha
a ordenança
a omelete
a própolis
a patinete
a quitinete
a sentinela
a soja
a usucapião
a vernissagem

Mudança de gênero com mudança de significado

Alguns substantivos, quando mudam de gênero, mudam também de significado. Eis alguns deles:

o caixa = o funcionário
a caixa = o objeto
o capital = dinheiro
a capital = sede de governo
o coma = sono mórbido
a coma = cabeleira, juba
o grama = medida de massa
a grama = a relva, o capim
o guarda = o soldado
a guarda=vigilância corporação
o guia = aquele que serve de guia, cicerone
a guia = documento, formulário; meio-fio
o moral = estado de espírito
a moral = ética, conclusão
o banana = o molenga.
a banana = a fruta


ARTIGOS
Artigo é uma palavra que antepomos aos substantivos para determiná-los, indicando, ao mesmo tempo, gênero e número.
Dividem-se os artigos em: definidos: o, a, os, as e indefinidos: um, uma, uns, umas.
Os definidos determinam os substantivos de modo preciso, particular:
•           Viajei com o médico.
Os indefinidos determinam os substantivos de modo vago, impreciso, geral:
•           Viajei com um médico.
Observações Sobre o Emprego do Artigo
1ª) Ambas as mãos.
Usa-se o artigo entre o numeral ambas e o substantivo.
•           Ambas as mãos são perfeitas.
2ª) Estou em Paris / Estou na famosa Paris.
Não se usa artigo antes dos nomes de cidades, a menos que venham determinados por adjetivos ou locuções adjetivas.
•           Vim de Paris
•           Vim da luminosa Paris.
Mas com alguns nomes de cidades conservamos o artigo.
•           O Rio de Janeiro, O Cairo, O Porto.
Obs.: Pode ou não ocorrer crase antes dos nomes de cidade, conforme venham ou não precedidos de artigo.
•           Vou a Paris.
•           Vou à Paris dos museus.
3ª) Toda cidade / toda a cidade.
Todo, toda designam qualquer, cada.
•           Toda cidade pode concorrer (qualquer cidade).
Todo o, toda a designam totalidade, inteireza.
•           Conheci toda a cidade (a cidade inteira).
No plural, usa-se todos os, todas as, exceto antes de numeral não seguido de substantivo.
Exemplos:
Todas as cidades vieram.
Todos os cinco clubes disputarão o título.
Todos cinco são concorrentes.
4ª) Tua decisão / a tua decisão.
De maneira geral, é facultativo o uso do artigo antes dos possessivos.
•           Aplaudimos tua decisão.
•           Aplaudimos a tua decisão.
Se o possessivo não vier seguido de substantivo explícito é obrigatória a ocorrência do artigo.
•           Aplaudiram a tua decisão e não a minha.
5ª) Decisões as mais oportunas / as mais oportunas decisões.
No superlativo relativo, não se usa o artigo antes e depois do substantivo.
•           Tomou decisões as mais oportunas.
•           Tomou as decisões mais oportunas.
É errado: Tomou as decisões as mais oportunas.
6ª) Faz uns dez anos.
O artigo indefinido, posto antes de um numeral, designa quantidade aproximada.
•           Faz uns dez anos que saí de lá.
7ª) Em um / num.
Os artigos definidos e indefinidos contraem-se com preposições:
de + o= do, de + a= da, etc.
As formas de + um e em + um podem-se usar contraídas (dum e num) ou separadas (de um, em um).

•           Estava em uma cidade grande. Estava numa cidade grande

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