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domingo, 26 de abril de 2015

EDITORIAL

Características de um editorial

·         Expressa a opinião do jornal sobre um assunto da atualidade e quase sempre polêmico;
·         Intenção de persuadir os leitores, esclarecer ou alterar seus pontos de vista, alertar a sociedade e, às vezes, até mobilizá-la;
·         Tese ou ponto de vista fundamentado por comparações, exemplificações, depoimentos, pesquisas e dados estatísticos, citações, retrospectivas históricas, etc;
·         Estrutura convencionalmente organizada em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão;
·         Linguagem clara, objetiva e impessoal; uso da variedade padrão formal da língua.

Português Linguagens - Literatura - Produção de Texto – Gramática. Ensino Médio- Vol. Único. Cereja, William Roberto; Magalhães, Thereza Cochar / ATUAL


1.    Na introdução, já se presume o assunto do texto, que trata sobre

(A)           A proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores.
(B)           As leis que não cumpridas no Brasil.
(C)           A nova lei contra o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes.
(D)           O consumo de álcool entre adolescentes de 12 a 17 anos.

2.    A tese do autor está fundamentada em

(A)           Dados informativos comparativos.
(B)           Citações de autores e livros.
(C)           Depoimentos e dados históricos.
(D)           Dados estatísticos baseados em pesquisas.

3.    Para escrever um EDITORIAL o autor precisa

(A)           Criar fatos e personagens conforme sua imaginação.
(B)           Utilizar-se de um assunto pouco conhecido pelos leitores.
(C)           Falar sobre uma realidade polêmica.
(D)           Ser complexo e utilizar um vocabulário acima do padrão.

4.    O texto tem a finalidade de

(A)           Informar sobre a nova lei de venda de bebidas alcoólicas a menores.
(B)           Descrever os fatores que levam o adolescente a consumir álcool.
(C)           Convencer sobre os prós e contras impostos pela nova lei.
(D)           Instruir a respeito das multas estabelecidas pela nova lei.

5.    O texto apresenta características, principalmente

(A)           Narrativas
(B)           Argumentativas
(C)           Descritivas
(D)           Instrucionais

6.    No último parágrafo do texto, quando diz “a nova lei acerta ao reforçar restrições e impor multas mais pesadas, mas exagera na dose nos pontos acima observados – que deveriam ser revistos”, o autor revela

(A)           Sua opinião pouco crítica acerca da nova lei.
(B)           Uma crítica demasiadamente severa sobre as restrições e multas.
(C)           Seu ponto de vista de aceitação e rejeição quanto à nova lei.
(D)           O ponto de vista de grande parte da população, através de depoimentos.

7.    O texto foi escrito utilizando-se de uma linguagem

(A)           Popular, sem observar a regras gramaticais.
(B)           Padrão, com regras linguísticas definidas.
(C)           Com gírias, pois está endereçado a um público alvo: adolescentes.
(D)           Regional, especificando, principalmente, um dialeto.

8.    No trecho “... e quatro em cada dez conseguem comprar álcool sem restrições” (parag. 1), a palavra destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido do texto, por

(A)           Limitações
(B)           Medo
(C)           Punições
(D)           Regulamentos

9.    “A nova lei Anti-álcool erra, porém, ao transferir para os estabelecimentos comerciais a total responsabilidade pelo consumo de bebida por menores...” (parag. 3)
A conjunção PORÉM comumente é utilizada como conjunção coordenada adversativa. No entanto, nesse contexto ela assume outro valor semântico, que seria

(A)           Aditivo
(B)           Alternativo
(C)           Conclusivo
(D)           Explicativo

10.           No trecho “O ponto mais contestável é o enquadramento do comerciante ainda que a bebida seja comprada legalmente...” (parag. 4), a expressão destacada pode ser substituída, sem alteração do sentido do texto, por

(A)           À medida que
(B)           Mesmo que
(C)           Para que
(D)           Já que

11.           Em “A nova lei acerta ao reforçar restrições e impor multas mais pesadas, mas exagera na dose...” (parag. 7), a palavra destacada exprime idéia de

(A)           Causa
(B)           Conseqüência
(C)           Adversidade
(D)           Adição

12.           No trecho, “Diante desse quadro, é salutar a nova lei estadual que busca endurecer as regras contra o consumo de álcool por adolescentes” (parag. 1), a palavra destacada foi utilizada em substituição do termo ou expressão

(A)           Nova lei estadual.
(B)           Desse quadro.
(C)           Regras
(D)           Consumo de álcool.

13.           Quando o autor utiliza o vocábulo SEGUNDO no trecho: “Idealizada segundo as regras de “tolerância zero”, a nova lei anti-álcool erra...” (parag.3), o autor tem a intenção de

(A)           Explicar a causa da idealização da nova lei.
(B)           Mostrar que ainda existem adversidades quanto à nova lei.
(C)           Apontar a finalidade da nova lei.
(D)           Apresentar a conformidade de idealização da nova lei.



Sugestão de sequência didática para trabalhar com gênero:

1. Antes de ler o texto com os alunos, escreva o título na lousa e peça que reflitam sobre ele, fazendo a antecipação do assunto do texto;

2. Entregue uma cópia do texto aos alunos, leia com eles e debata sobre o tema;

3. Trabalhe após a leitura as características do gênero textual EDITORIAL e peça que eles comprovem cada uma delas com trechos do texto. Esse trabalho pode ser realizado oralmente;

4. Em seguida, concede um tempo para que os estudantes respondam o exercício. Corrija com eles, esclarecendo-lhes suas principais dúvidas.

P.S. Se você pretende terminar o trabalho com a produção do editorial, é necessário promover a leitura de outros modelos desse gênero para que dessa forma os estudantes internalizem as respectivas características e possam aplicá-las em sua produção.

10 comentários:

  1. Poderia postar o gabarito por gentileza? obrigado desde já

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    1. Gostaria muito que ela postasse o gabarito.Dúvidas nas questões 1,2 e 4.

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  2. Olá, é possível enviar o gabarito? Grata. fabiajg@hotmail.com

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  3. Oi, é possível enviar o gabarito?
    angelicamanara@hotmail.com

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  4. Pode mandar o gabarito???
    saraamorim.contato@gmail.com
    Obg!! ❤️

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  5. Parabéns, ótima atividade. Poderia me mandar o gabarito?!
    ivana.balbino@gmail.com

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  6. Poderia me enviar o gabarito??
    brunorampanelli2
    @gmail.com

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  7. ���������� ������

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