Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Atividades de Classe para 9º ano

1.  Empregando uma das palavras do quadro, indique a   circunstância expressa pela oração adverbial destacada.
            
                                     condição     comparação    tempo    finalidade
         a)       “Desde que acordara, nessa manhã, uma inquietação surda recomeçava a pesar-me na alma. “(Eça de Queirós)
        b)      “Subi a escada. A escuridão era tão viscosa, que, se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus.” (Lygia F. Telles)
c)       “Pouco a pouco esta certeza ergueu-se, petrificou-se na minha alma e, como uma coluna num descampado, dominou toda a minha vida interior. (Eça de Queirós)
 d)    Muitos candidatos fazem promessas irrealizáveis, a fim de obter o voto dos eleitores mais ingênuos e desinformados.
 e)   Viajaremos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficaremos até o final do mês.
              2.      Faça como no exercício anterior.
            Causa     consequência   proporção     conformidade      concessão
a)       Os olhos do sertanejo iam ficando mais tristes, à medida que a água açude ia minguando com a longa estiagem.
 b)       A inflação deste mês foi menor que a do mês passado, como já havia, previsto os analistas econômicos.
         c)       Já que a decisão foi tomada, podemos encerrar a reunião.
         d)       Ele seria incapaz de nos criticar, ainda que estivéssemos errados.
           e)       “Se, aos quinze anos de idade, agia assim, aos trinta estaria tão cheia de tabus que ficaria insuportável.” (Duílio Gomes)
         f)       Viajamos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficamos lá até ontem.
         g)       “Meu Deus, a vida dessa gente é só comer. Sempre volto pra casa com um monte de quilos a mais, mesmo andando a cavalo / e correndo atrás dos gansos, depois tenho de enfrentar regime duro.” (Duílio Gomes)
     3.     De acordo com o exemplo, complete a frase que explica a relação de sentido entre a oração principal e a subordinada adverbial de cada período
Ele dará uma entrevista / para que não restem dúvidas sobre o assunto.,
           oração principal                             or. subord. adverbial
         ·    A subordinada expressa a (finalidade)  do fato apresentado na principal.
a) Se chover bem durante este mês, / a colheita certamente será muito boa.
                     or. subord. adverbial                             oração principal
     ·  A subordinada expressa a (  ) de ocorrência do fato apresentado n principal.

 b) A colheita certamente será muito boa, / porque choveu bem este mês
                             oração principal                             or. subord. adverbial
·   A subordinada expressa a (  ) do fato apresentado na principal.
c) As chuvas foram tão regulares este mês, / que a colheita será muito boa.
                              oração principal                             or. subord. adverbial
·   A subordinada expressa a (  )do fato apresentado na principal.
d) A expectativa de uma boa colheita cresce,/ à medida que o tempo passa.
                              oração principal                                 or. subord. adverbial
·   Estabelece-se uma (  ) entre o fato expresso na subordinada e o expres­so na principal.
    e)  Mesmo que não chova mais este mês,/a colheita será muito boa.
                         or. subord. adverbial                           oração principal

   ·  A subordinada expressa uma (  ) em relação ao fato apresentado na principal.
     
  4.     Reúna os pares de orações a seguir em um período composto, de modo a estabelecer entre elas a relação de sentido indicada em cada caso. Flexione os verbos no tempo adequado e faça as alterações necessárias.
a) O velho barco “voltar” ao cais. O mar “estar” muito perigoso.
·  Relação de causa.
b) O velho barco “voltar” ao cais. O motor do velho barco “começar” a falhar.
·  Relação de condição.
    c) O velho barco “voltar” ao cais. A maré “subir”.
·  Relação de proporção.
         d)   O velho barco “voltar” ao cais. O comandante do velho barco “infor­mar” previamente.
·  Relação de conformidade.
   e) O velho barco “voltar” ao cais. A tempestade se “anunciar” no horizonte.
·  Relação de tempo.
         f)    O velho barco “prosseguir” a viagem. A tempestade se “anunciar” no horizonte.
·  Relação de concessão.

        5.     Considere as conjunções em destaque nos períodos:
      I. Somente duas equipes se classificarão, como prevê o regulamento.
    II. Como havia faltado às aulas, não sabia que a prova fora adiada.
     III.   O arrogante gerente agia como se fosse o dono da empresa.
     IV.  O arrogante gerente agia como se fosse o dono da empresa.
     V.   Ninguém sabe se eles ainda moram em Goiânia.
Elas se classificam, respectivamente, como:
       a)    causal, conformativa, condicional, comparativa, integrante. comparativa, causal,
       b)    conformativa, integrante, condicional. conformativa, causal, comparativa, integrante,
       c)    condicional. conformativa, causal, comparativa, condicional, integrante.
       d)    comparativa, conformativa, comparativa, condicional, condicional.
              6. Associe as conjunções em destaque uma das classificações abaixo.
                                     
                                      condicional                    temporal                    causal
         a)    Desde que ele se mudou para a Europa, seus filhos vivem com os avos,.
             b)    Nós lhe perdoaremos, desde que você nos peça desculpas.
         c)    Desde que o documento é falso, é melhor entregá-lo à polícia.
         d)    Ele não será cobrado judicialmente, uma vez que pague a dívida.
         e)    Ele não será cobrado judicialmente, uma vez que pagou a dívida.
           
   7.    Considere estas duas orações:
I.   A madrugada foi muito fria.
II.  A superfície do lago congelou.

      a)    Fazendo as adaptações necessárias, reúna-as de tal maneira que a oração I seja uma oração adverbial causal e a oração II seja a principal.
     b)    Reúna-as novamente, de tal maneira que I seja a oração principal e II seja uma adverbial consecutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário