Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Concurso de Redação Goiás na Ponta do Lápis - Regulamento



Tema: Goiás sem drogas: A responsabilidade é de todos nós!
APRESENTAÇÃO
O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais de Educação. O objetivo principal do concurso é a promoção da cidadania, tendo como alvo da proposta os alunos das redes pública (estadual e municipal de Educação) e particular de ensino em todo o Estado.
A promoção da cidadania é alcançada por vários caminhos. No campo propriamente pedagógico, o concurso é um agente provocador para que os alunos, professores, pais, dirigentes e trabalhadores escolares, e tantos outros envolvidos com o processo educacional, de alguma maneira, participem do trabalho de ler, pesquisar, debater e escrever.
Neste campo, o mais importante é provocar uma produção do aluno e, como consequência, o desenvolvimento da criatividade, da reflexão e o domínio da língua. De outro lado, o sentido de uma formação para a cidadania aparece na escolha dos temas, sempre relativos às questões coletivas e que podem, portanto, provocar reflexões sobre o contexto em que está inserida cada comunidade escolar.
A reflexão sobre o universo de cada um é sempre o primeiro passo para que ações para a mudança possam surgir. Os temas também podem explorar assuntos de caráter universal, capazes de colaborar sempre como metáfora para a compreensão da atualidade ou como caminho para apreensão de algum saber.
Além de promover o concurso, o jornal Tribuna do Planalto se compromete a gerar espaço para a circulação das ideias produzidas em sala de aula, publicando as redações premiadas na fase final. Assim, nosso jornal cria a possibilidade para que mais e mais pessoas tenham acesso ao debate instalado e às novas ideias a partir dele elaboradas.
É com esses propósitos que este ano, mais uma vez, nos colocamos na estrada para realizar, em nosso Estado, a oitava edição do maior concurso de redação da região Centro-Oeste.
A meta do jornal é envolver este ano cerca de 500 mil alunos na rede estadual e outros 200 mil espalhados pelas redes municipal e particular de Goiânia e do interior do Estado.
PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO GERAL
O 8º Concurso de Redação Goiás na Ponta do Lápis será realizado no período de abril a dezembro de 2011. Para garantir maior funcionalidade ao concurso ficam definidas as Subsecretarias Regionais de Educação as responsáveis pela organização do mesmo. A coordenação geral ficará a cargo de uma comissão formada pelo jornal Tribuna do Planalto.
Todo o processo deverá se desenrolar conforme o seguinte calendário. Observamos que datas e prazos da Proposta de Organização Geral poderão ser alterados para adequação ao calendário escolar da Secretaria de Estado da Educação.


REGULAMENTO
Inscreva-se na 8ª edição do maior concurso de redação do Centro-Oeste. Os estudantes das redes de ensino estadual, municipal e particular estão convidados a mais uma vez participar do Goiás na Ponta do Lápis, que todos os anos promove o debate, estimula a cidadania e revela novos talentos.
Artigo 1 - Poderão participar os alunos regularmente matriculados na rede estadual de ensino e das redes municipal e particular do interior.
Artigo 2 - Para efeito de organização do concurso, para todas as premiações fica estabelecida a divisão regional adotada pela Secretaria de Estado da Educação.
Artigo 3 – Na primeira etapa do concurso (a de produção das redações), os professores serão os responsáveis por apresentar o tema do concurso e as datas as serem cumpridas pelos alunos. Os próprios professores farão as correções ortográfica e gramatical das redações, classificando duas (2) redações por turma.
Depois a própria escola/colégio se encarregará de avaliar as redações e classificar as duas (2) melhores por categoria. Os trabalhos classificados pela escola/colégio deverão ser encaminhados para a Subsecretaria Regional de Educação, que será a responsável pela seleção dos dez (10) melhores trabalhos por categoria, em ordem de classificação, e os enviará para ao jornal Tribuna do Planalto.
OBS: As escolas/colégios devem enviar às Subsecretarias Regionais de Educação APENAS as redações classificadas. Devem informar também o número total de textos produzidos em cada unidade escolar nas cinco categorias.
Parágrafo 1º - Para a escolha dos melhores textos, os critérios considerarão:
- Ortografia;
- Concordância verbal e gramatical;
- Capacidade de organização do pensamento;
- Originalidade e pertinência em relação ao tema.
OBS: Serão desclassificadas redações com menos de 20 linhas e com mais de 40 linhas.
Parágrafo 2º – No cabeçalho da redação devem constar o nome da escola, o telefone da escola, nome completo do aluno, a série a que pertence, o endereço do aluno e telefone; e o nome do professor com telefone de contato, além da disciplina ministrada pelo professor.
Parágrafo 3º - Os alunos NÃO devem adotar o tema do concurso como título de suas redações. O título deverá ser criado pelo próprio aluno.
Parágrafo 4º - Antes de enviar as redações à Subsecretaria, os professores devem fazer a correção das redações entregues pelos alunos. Redações com erros ortográficos e gramaticais devem ser devolvidas aos alunos para serem refeitas, após a correção do professor. Esse quesito atende um dos principais critérios do concurso, que é colaborar para o desenvolvimento da competência da escrita.
Artigo 4 - O 8º Goiás na Ponta do Lápis está dividido em cinco (5) categorias:
·         Categoria A: Alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental;
·         Categoria B: Alunos do 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental;
·         Categoria C: Alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental;
·         Categoria D: Estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos do Segundo Segmento (EJA – Ensino Fundamental);
·         Categoria E: Estudantes do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio;
Artigo 5 - Fica estabelecido que as redações deverão ser redigidas à mão, sem datilografia ou digitação. Os originais manuscritos é que serão enviados à Comissão de Correção do concurso. O tema para todas as categorias será Goiás Sem Drogas: A Responsabilidade e de Todos Nós!
Artigo 6 - A premiação do concurso será a seguinte:
ETAPAS REGIONAIS
·         (em cada uma das 38 Subsecretarias Regionais de Educação)
·         1o Lugar: 1 Bicicleta, Certificado de Participação e Medalha de Ouro;
·         2o Lugar: Certificado de Participação e Medalha de Prata;
·         3o Lugar: Certificado de Participação e Medalha de Bronze;
·         Do 4º ao 10º lugar: Certificado de Participação e Medalha de Honra ao Mérito.
OBS: Todos os professores dos alunos premiados receberão Certificado de Participação.
ETAPA FINAL
·         1º lugar (por categoria): 1 Computador, 1 Bolsa de Estudos Integral da FASAM, Certificado de Participação e Medalha de Ouro;
·         2º lugar (por categoria): 1 Televisor 21, 1 Bolsa de Estudos da FASAM com 70% de desconto, Certificado de Participação e Medalha de Prata;
·         3º lugar (por categoria): 1 Celular com câmera e MP3, 1 Bolsa de Estudos da FASAM com 30% de desconto, Certificado de Participação e Medalha de Bronze.
Observações:
1 - O professor do aluno vencedor em primeiro lugar de cada categoria também receberá um computador.
2 - Havendo mais de um professor orientador, o prêmio será dividido.
3 – A bolsa de estudos da FASAM vale para qualquer um dos cursos oferecidos pela instituição.
Artigo 7 - Todos os casos não previstos neste regulamento serão decididos pela Coordenação Geral do concurso.

Fonte: http://www.tribunadoplanalto.com.br/regulamento-goias.html

Postagem: Silvia de Deus

Um comentário: